Pesquisa sobre sobre o uso do RoPE nas escolas de Balneário Camboriú

Dissertação do Mestrado em Educação da Univali será defendida nesta semana

A dissertação de mestrado intitulada “O Brinquedo de Programar nos Núcleos de Educação Infantil de Blaneário Camboriú, Santa Catarina: Compreendendo o uso do RoPE pelos docentes” desenvolvida pela pesquisadora Cristiane Teixeira Cechinel será apresentada para a banca avaliadora do dia 16 de dezembro. A dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) da foi orientada pelo Prof. Dr. André Luís Alice Raabe.

A pesquisa é um estudo de caso com objetivo geral de investigar o uso que está sendo feito do Brinquedo de Programar RoPE, que foi distribuído aos NEIs de Balneário Camboriú. Para isso foram levantadas as diferentes atividades com uso do RoPE, que são desenvolvidas pelos docentes na Educação Infantil. RoPE é um brinquedo de programar, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE) da Univali, que tem parceria com o Município de Balneário Camboriú desde 2017. O brinquedo de programar tem sido discutido como um meio valioso para cultivar as habilidades do século XXl, tendo o potencial de promover o aprendizado, o desenvolvimento cognitivo e social e os primeiros passos das crianças na primeira infância ao mundo da programação através do lúdico em ambientes educacionais.

Os resultados mostraram que os professores têm a compreensão de que as tecnologias devem estar presentes no ensino infantil, e que eles se sentem seguros quanto ao uso delas em sua prática. Quanto ao RoPE verificamos uma excelente aceitação dos professores. A maioria deles incluem o uso RoPE em seus planejamentos e se sentem seguros quanto a utilização do brinquedo de programar.

A pesquisa realizada, permitiu investigar um exemplo concreto do uso do Brinquedo de Programar na Educação Infantil, promover uma reflexão acerca do tema, o qual carece de maior aprofundamento por ter pouco apoio nos documentos norteadores da Educação Infantil quanto ao uso do brinquedo de programação, uma vez que a sociedade demonstra que cada vez mais cedo as crianças, fora do espaço escolar, têm acesso facilitado à tecnologia. Nesse sentido o professor é a força motriz nesse processo, que é pela vontade dele em inovar que acontecerá a mudança que está intimamente relacionada à capacidade criativa do professor no momento que ele conhece e adota novas estratégias para motivar as crianças.

Avalie-nos!
[Total: 1 Média: 5]
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Endereço

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Telefones

Telefone: (47) 3358-9871
Celular: (47) 9 99877-8955
Celular: (47) 9 99877-8955

E-mail

contato@smartfunbrasil.com comercial@smartfunbrasil.com