Com colaboração de: Vinicius Hartmann Ferreira
O Meninas High-Tech é um projeto de extensão do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. O principal objetivo do projeto é contribuir para a equidade de gênero por meio do incentivo à participação de meninas nas áreas de ciência e de tecnologia. Assim, as ações são voltadas para estudantes da Educação Básica e possuem seu foco na aproximação de estudantes, sobretudo meninas, às áreas de ciência e de tecnologia.
O projeto adquiriu um kit RoPE com o apoio financeiro do programa Garotas STEM – 2ª edição, realizado pelo British Council no Brasil, em parceria com a Fundação Carlos Chagas.
O projeto está desenvolvendo tapetes específicos para a utilização dos robôs. O primeiro teste realizado ocorreu na 1ª Mostra de Educação Científica do município de Feliz/RS, abrangendo estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Para esse evento o projeto desenvolveu um tapete com mulheres relacionadas à história da tecnologia. Em alguns espaços foram incluídas fotografias de mulheres e, em outros, alguns aspectos sobre as contribuições dessas mulheres para a área de tecnologia. As pessoas participantes do evento interagiam com os robôs fazendo eles se moverem da imagem até a descrição correspondente, enquanto isso ocorria uma conversa sobre o tema.